O jantar Convívio organizado pelo PSD de São Brás de Alportel, realizado no dia 10 de setembro de 2022, juntou cerca de 150 participantes que lotaram o Restaurante Horta, em São Brás de Alportel.
Este jantar convívio, que tinha como objetivo juntar os São-Brasenses, militantes, simpatizantes e respetivos amigos e familiares, ficou pautado pelos seus momentos de partilha, comprovando o espírito resiliente que vive o partido local.
Estiveram presentes no evento: o Presidente do PSD Algarve, Cristóvão Norte; o Presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, Pedro Duarte; o Presidente da JSD Algarve, Tiago Mateus; os deputados Rui Cristina e Luís Gomes, e diversos membros das concelhias do PSD na região do Algarve.
Rui Silva, atual presidente do PSD de São Brás de Alportel, deu inicio às intervenções, elogiando a afluência e o espírito sentido no evento: «esta alma, esta energia, esta vitalidade que se sente aqui hoje, dá-nos força para continuarmos o nosso trabalho. Mas ao mesmo tempo dá-nos igualmente mais responsabilidade e mais exigência para corresponder às expectativas de todos aqueles que acreditam em nós». Segundo o mesmo, o objetivo traçado pelo PSD de São Brás de Alportel é muito claro: «vencer as próximas eleições autárquicas em 2025».
Durante o discurso, aproveitou para destacar a «falta de estratégia» a longo prazo que o executivo socialista tem para o Concelho, destacando o atraso inconcebível da revisão do Plano Diretor Municipal, que já se traduz mais de uma década de atraso.
Rui Silva conclui a sua intervenção referindo que «os São-Brasenses podem contar com a capacidade, a resiliência e o empenho do PSD de São Brás de Alportel, , na construção de um futuro melhor para todos».
O presidente do PSD Algarve, Cristóvão Norte, fez questão de marcar presença neste momento de confraternização, deixando algumas palavras de elogio e reconhecimento à comissão política do PSD de São Brás de Alportel: «se há estrutura política enquanto Presidente da Comissão Política Distrital que não tem preocupação quanto ao seu futuro é a estrutura política de São Brás de Alportel».
Após a intervenção de Cristóvão Norte, seguiu-se um dos momentos mais altos da noite, a homenagem aos militantes com mais de 25 anos de militância. Esta foi uma iniciativa conjunta do PSD de São Brás de Alportel e do PSD Algarve, onde os militantes receberam esta justa distinção das mãos de Cristóvão Norte, Pedro Duarte, Bruno Sousa Costa, Silvia Revés, Luís Gomes e Rui Cristina.
Posteriormente, Sérgio Luz, Presidente da JSD de São Brás de Alportel, refletiu sobre a importância deste tipo de convívio no reforço do «espírito de companheirismo, onde várias gerações de sociais-democratas se encontram e onde muitas vezes surge um debate profícuo e saudável acerca do futuro do concelho, da região ou até mesmo do país».
Algo também destacado pelo Vereador eleito pelo PSD, Bruno Sousa Costa, que, no seguimento, dirigiu largas críticas ao executivo socialista ao destacar a sua gestão corrente e a propaganda feita através das redes socias: «Os São-Brasenses não podem continuar a ir em promessas, a mudança que o nosso concelho precisa está em curso, não basta a fotografia ou as palavras bonitas, é necessário ação e concretização».
Para fechar as intervenções, Pedro Duarte, Presidente do Concelho Estratégico Nacional do PSD, realçou a importância deste tipo de iniciativas, e advertiu para a urgência de «uma energia nova, de uma liderança nova» para São Brás de Alportel: «Este é um concelho que tem imenso potencial. É um concelho que está estagnado, perdendo terreno, competitividade e oportunidades todos os dias».
Esta iniciativa, marcada pela boa disposição e energia entre os participantes, assinalou também a retoma de eventos de confraternização política do género, algo que não acontecia há pelo menos dois anos devido à pandemia.