Skip to main content

No dia 21 de dezembro de 2022, o Cine-teatro de São Brás de Alportel comemorou o seu 70º aniversário. As comemorações, realizadas no próprio edifício numa sessão aberta a toda a população, foram marcadas pela homenagem aos seus fundadores, através dos seus familiares, e a atribuição do nome de Patrono: Jaime Pinto.

Jaime Pinto foi o precursor deste projeto, uma vez que, tal como o seu avô e irmão que projetavam peliculas mudas na antiga sala de espetáculos na Rua Luís Bivar, onde funcionou a Recauchutagem Balito, sempre ambicionou melhores condições para exibir os filmes.

Assim, considerando que São Brás merecia um melhor espaço cénico, planeou o Cineteatro de São Brás, em conjunto com nove amigos.

O Cine-Teatro São Brás exibiu a sua primeira pelicula no dia 21 de dezembro de 1952, um filme português, do realizador Henrique Campos, com o título “Duas Causas”.

A atribuição do nome de Patrono Jaime Pinto para comemorar o seu 70º aniversário foi uma proposta tanto dos eleitos do PS, como dos vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata, Bruno Sousa Costa e Sílvia Revés. A proposta apresentada pelo PSD foi aprovada por maioria em Reunião de Câmara, com abstenção do Presidente e da Vice-Presidente, no dia 20 de dezembro de 2022.